Biólogos orientam banhistas na piscina natural da Pajuçara

Hoje pela manhã biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) deram inicio às atividades de educação ambiental na praia de Pajuçara. Sensibilização e orientação aos banhistas que freqüentas as piscinas naturais fazem parte da programação que envolve ainda mergulhos para aquisição de imagens para inventário do ambiente marinho, aula a bordo barco-escola, gincana ambiental, oficinas, exposições e apresentações culturais.

Na piscina natural da Pajuçara os biólogos conversaram com turistas e deram informações como a importância de não levar conchas, pedaços de pedras, entre outros objetos, além de não dar alimentos aos peixes. “É um lugar de grande beleza e fácil acesso, os cuidados ajudam a manter o equilíbrio do atrativo turístico e de manutenção de espécies”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

De modo concomitante, outra equipe deu continuidade aos mergulhos na área conhecida como piscina do amor, para aquisição das imagens que farão parte do diagnóstico do projeto Inventário dos Ambientes Marinhos e Lagunares de Alagoas.  “Nessa área faremos um trabalho inédito, vamos propor ao Cepram [Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente] para torná-la de exclusão para os diversos usos, inicialmente por dois anos, e dessa forma garantir a reprodução de diversas espécies”, argumentou Ricardo César, diretor-técnico do IMA .

A orientação aos banhistas na piscina natural e os mergulhos continuam até amanhã. No domingo será vez do IMA ganhar a rua do domingo de lazer, com 16 tendas montadas com exposições, cine ambiental, oficinas, gincana, doação de mudas e diversas apresentações que deverão aliar diversão e sensibilização da população para os cuidados com o meio ambiente.

Ainda no domingo, o barco-escola do IMA deverá levar estudantes da rede público e a população, que poderá se inscrever na hora, à uma aula sobre ambientes marinhos. A partir das nove da manhã, até às três da tarde. O projeto Domingo com o IMA – o meio ambiente começa com a gente, é uma iniciativa do IMA, mas contará também com a participação do Instituto Biota, Corpo de Bombeiros, Capitânia dos Portos e Batalhão de Polícia Ambiental.

fonte:http://www.tribunahoje.com/

publicado por adm às 20:29 | comentar | favorito